A associação de pais e encarregados de educação da escola básica e do jardim de infância da Teixugueira, Silvares, com o objetivo de comemorar o dia do Pai, organizou uma visita ao Museu Agrícola da Quinta da Torre de Mouril que está instalado, como o nome indica, numa quinta em Silvares (estrada Silvares-Pevidém), concelho de Guimarães.
Esta iniciativa, que consta do plano de atividades aprovado em Setembro de 2010, pretendeu cumprir com dois objetivos importantes: comemorar mais um dia do pai (O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos) e proporcionar o convívio entre pai e filho (a) numa visita a um museu da freguesia muito abastado, contribuindo assim para o enriquecimento da área projeto, que está a ser trabalhada neste ano letivo pela EB1 e JI (Tema: “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”).
Pelas 16.15 cerca de 50 pais e algumas mães (que substituíram os pais que por motivos vários não puderam estar presentes) partiram da escola em caminhada até ao museu. Estava um belo dia de sol, dia agradável para admirar a paisagem durante os 30 minutos que durou o trajeto.
Chegados ao museu era agora tempo de conhecer Horácio Gonçalves, um engenheiro agrícola, aposentado, perito avaliador de prédios rústicos e urbanos.
Na sua opinião, a paixão pelas coisas que hoje fazem parte da nossa história museológica, mas que no passado eram as ferramentas do dia-a-dia. “Desde pequeno habituei-me a respeitar as coisas, e algumas delas a guardar e conservar”. Deste processo natural que o acompanha há mais de 60 anos, este vimaranense construiu um museu. O seu museu que há alguns anos partilha com muita gente, portugueses e estrangeiros.
Pais e filhos organizaram-se em grupos de 10-12 elementos para uma visita guiada, acompanhada, explicada e vivida pelo Eng.º Horácio Gonçalves! Muito feliz por poder mostrar a crianças e adultos aquilo que foi a sua vida!
Durante a visita os adultos reviveram tempos antigos, lembraram peças que havia nas casas dos avós e puderam falar delas aos filhos, mostrar por exemplo os ferros de engomar a carvão, candeeiros a petróleo,…, e muitas, muitas outras peças, objectos que valem bem a visita e por isso não vamos dizer mais!!!....para que a curiosidade daqueles que nunca lá foram fique aumentada.
Ao que parece um dos objectos mais antigos data de 1737.
Foi uma experiência enriquecedora para todos. Num período tão curto do dia foi possível conciliar actividade física, cultura, convívio familiar e social. Todos se divertiram muito e aprenderam algo mais, levando para casa boa disposição e conhecimento.
Obrigado àqueles que contribuíram para que este evento fosse possível.
(Para aceder ás fotos deste evento carregue no link)
Sem comentários:
Enviar um comentário