sábado, 11 de junho de 2011

PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA (2ª PARTE)

 
Integrado no plano de atividades da APEE, no dia 9 de Junho pelas 21 horas, na EB1/JI da Teixugueira realizou-se uma ação de sensibilização alusiva ao tema “Os Primeiros Socorros no caso de lesões articulares, musculares e ósseas”.

Esta acção foi realizada por uma profissional de enfermagem com experiência na matéria abordada e que deixou a definição de primeiros socorros como sendo “ o tratamento inicial e temporário ministrado a acidentados e/ou vítimas de doença súbita, afim de diminuir a incapacidade, minorar o sofrimento e preservar a vida; Consiste na protecção de feridas, imobilização de fracturas, controlo de hemorragias visíveis, desobstrução das vias respiratórias, reanimação e ventilação artificial, etc”.
          Abordou conteúdos como lesões articulares, luxação, lesões musculares – cãibras e lesões ósseas (fratura aberta e fratura fechada), tendo sido explorados para além da definição, os sinais e sintomas o tratamento e em alguns casos o que nunca se deve fazer.
Esta enfermeira demonstrou como imobilizar no caso de haver fratura, recorrendo a materiais facilmente acessíveis numa escola (ou em casa), tendo deixado certamente um grande contributo a todos aqueles que diariamente estão com os nossos filhos e que serão eles a prestar estes primeiros socorros fundamentais para minimizar os efeitos de um acidente e do sofrimento que uma lesão/fratura pode causar.









Esta sessão teve bastante êxito, tendo havido uma grande participação de toda a comunidade escolar (corpo docente, corpo não docente e pais e encarregados de educação).
Pode dizer-se que até as crianças ficaram interessadas no assunto, se calhar aliado a fatores como a véspera de fim-de-semana prolongado, os dias maiores, o bom tempo e as vésperas das férias!...
Esta foi a última iniciativa do género que a APEE concretizou este ano letivo, no âmbito do plano de actividades. Certamente o júbilo desta noite servirá como mais um dos motes para que no próximo ano estas ações se multipliquem!

Sem comentários: